Jogos Cognitivos Eletrônicos para a Aprendizagem de Conceitos Nutricionais e Coleta de Dados

  • Gabriel R. de Albuquerque Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Guilherme C. Mattos Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Karina M. Martinez Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Geiza M. Hamazaki da Silva Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Édira C. B. A. Gonçalves Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Anderson J. Teodoro Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

A alimentação saudável e balanceada é essencial para uma boa qualidade de vida e bons hábitos devem ser desenvolvidos desde a infância. Jogos digitais podem ajudar no processo de educação alimentar de forma lúdica. Porém, através da análise de alguns jogos disponíveis na internet, foi notado que estes se restringiam a questões como a classificação de alimentos de acordo com a sua quantidade de vitaminas. Muitos deles não aparentam possuir mecanismos de captação de dados. Neste contexto foi desenvolvido um jogo que irá relacionar bons hábitos alimentares e seus reflexos em atividades do dia-a-dia, além do desenvolvimento do raciocínio e reflexão dos alunos. Dados gerados pelas ações dos usuários serão coletados possibilitando a análise das suas possíveis modificações comportamentais.

Publicado
10-11-2014
Seção
Artigos Curtos