Normas e Diretrizes de Acessibilidade para Sistemas Digitais: um Levantamento das Principais Recomendações para Usuários com Deficiência Visual

  • Lucas Carmargo Gonçalves Martins Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha
  • Pedro Petterini Pedroso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha
  • Eliana Zen Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha
  • Gustavo Rissetti Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha
  • Vinícius Kruger da Costa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense
  • Tatiana Aires Tavares Universidade Federal de Pelotas

Resumo

Ao projetar sistemas interativos deve-se considerar as necessidades de usuários com deficiência visual, que não utilizam a tela e o mouse para interagir com o computador. Esse desafio também se estende ao campo da Computação, especialmente na área de programação de computadores, pois as ferramentas utilizadas para programar estão se tornando mais complexas e possuem acessibilidade inadequada, o que restringe a capacidade desses usuários de tirar proveito desses recursos. Para garantir a acessibilidade de sistemas interativos, diversas normas e diretrizes têm sido publicadas. Nesse contexto, este trabalho tem o propósito de analisar as recomendações de acessibilidade para usuários com deficiência visual propostas por alguns desses documentos.

Publicado
06-11-2023
Como Citar
LUCAS CARMARGO GONÇALVES MARTINS; PEDRO PETTERINI PEDROSO; ELIANA ZEN; GUSTAVO RISSETTI; VINÍCIUS KRUGER DA COSTA; TATIANA AIRES TAVARES. Normas e Diretrizes de Acessibilidade para Sistemas Digitais: um Levantamento das Principais Recomendações para Usuários com Deficiência Visual. Anais do Encontro Anual de Tecnologia da Informação, v. 12, n. 1, p. 52, 6 nov. 2023.